Une flâneur à Montréal: Episódio 03

Contextualizar é preciso!

Parte I: Economia

É inegável: a economia de Montréal diz muito a respeito da cidade. Suas principais áreas de atuação, além do óbvio turismo e consequentes comércio e serviços, não são nada óbvias: alimentos orgânicos; ‘Ciências da Vida’; indústria aeroespacial; mercado imobiliário; nanotecnologias; tecnologia de informação e comunicação; tecnologias limpas e têxteis e vestuário. Algumas informações sobre cada um desses ramos de atividade super atuais ajudam a traçar um perfil do “espírito” da cidade:

Alimentos orgânicos: É um dos pilares da economia local, contabilizando 120.000 empregos. O setor abrange, entre outros, produtos de panificação, laticínios, salgadinhos e barras de cereais, pratos vegetarianos e refeições prontas. Os maiores rendimentos do consumidor, a redução dos tamanhos dos lares e as novas necessidades associadas ao envelhecimento da população são, hoje, os propulsores das atividades, incentivando a diversificação da oferta de produtos que combinam inovação e preocupação com a saúde.

Ciências da vida: Muitas instituições de renome internacional em pesquisa e desenvolvimento farmacêutico e empresas de tecnologia médica escolheram Montréal por sua força de trabalho qualificada, benefícios fiscais e ambiente criativo. Como resultado, Montréal se tornou um dos poucos lugares no mundo capaz de sustentar todas as fases do desenvolvimento desse tipo de produtos, da pesquisa à comercialização. As áreas de atuação de maior destaque são: oncologia, cardiologia, genômica, diabetes, envelhecimento, dispositivos médicos e pesquisas por contrato.

Comércio: Com vendas anuais de mais de 40,8 bilhões de dólares no varejo, Montréal é o segundo maior centro comercial do Canadá. Em vista do clima da região, um dos orgulhos da cidade é sua “Underground City”, rede subterrânea para pedestres com 32km de comprimento, diretamente ligada ao sistema de transporte coletivo e repleta de facilidades como cinemas, bancos, casas de espetáculos e serviços variados, além, é claro de uma infinidade de lojas e restaurantes de todos os tipos.

Indústria aeroespacial: Montréal é um dos poucos lugares no mundo onde todas as peças necessárias para construir um avião podem ser encontradam num raio de 30 km. Com 42.000 empregos na área, a região da Grande Montréal está entre os principais pólos do setor aeroespacial no mundo, juntamente com Seattle e Toulouse.

Mercado imobiliário: O setor responde por mais de 10.000 empregos e atrai muitos investidores. Com quatro universidades e uma economia diversificada, Montréal possui bons empregos e a mão de obra qualificada ajuda a aumentar a demanda por espaço habitacional e comercial nos bairros centrais. Da mesma forma, o sucesso e a posição competitiva das empresas locais aumentam a demanda por áreas industriais.

Nanotecnologias: Graças à tradição industrial da ilha de Montréal e seu invejável posicionamento em alta tecnologia, as nanotecnologias têm se desenvolvido em uma grande variedade de setores, incluindo cosméticos, biotecnologia, novos materiais e eletrônica. Montréal é o lar de aproximadamente 30 empresas especializadas no setor e existe uma alta concentração de pesquisadores em cerca de 40 centros de pesquisa universitários especializados.

Serviços: O setor é, sem dúvida, o principal motor de crescimento do emprego em Montréal. Em 2007, foi responsável por aproximadamente 793.000 postos de trabalho só na ilha. Níveis de emprego por área: (a) Serviços profissionais, científicos e técnicos: 107.000; (b) Finanças, seguros e imobiliário 65.000; (c) Informação, cultura e recreação 65.000; (d) Alojamento e serviços de restaurante: 63.000; (e) Serviços prestados às empresas: 43.000; (f) Transporte e armazenagem: 44.000.

Tecnologia de informação e comunicação (TIC): Um fator econômico chave na região de Montréal é a indústria da informação e comunicação (TIC), que responde por mais de US$ 5 bilhões em exportações, 120.000 empregos e 5.000 empresas do setor privado. Montréal é líder mundial em softwares de efeitos especiais para o cinema e reconhecida internacionalmente pela criatividade na área de entretenimento de alta tecnologia (Ubisoft, Electronic Arts, Eidos, A2M, Cyanide, EA Mobile).

Tecnologias limpas: Capitalizando a diversidade de seus produtos e serviços e de sua força de trabalho, Montréal tem assumido um papel de liderança no setor de tecnologia limpa (cleantech). Recursos significativos também têm sido dedicados à pesquisa e desenvolvimento. Sua esfera de ação abrange ainda tecnologias, bens e serviços diretamente relacionados com a qualidade ambiental.

Têxteis e vestuário: Juntamente com Los Angeles e Nova York, Montréal está entre os três maiores centros do setor na América do Norte. A cidade é também o lar de vários institutos de formação em moda altamente considerados e é uma das poucas cidades canadenses que oferecem cursos universitários em moda. Para sua promoção como um pólo criativo nacional e internacional, a cidade instituiu o Montréal Fashion Bureau (Bureau de la mode de Montréal / BMM).

Turismo: Montréal é o destino turístico, incluindo lazer e negócios, de número dois do Canadá (mais de 14 milhões de visitantes em 2007). Em vista disso, o setor de acomodações tem números impressionantes, com 362 hotéis só na ilha e oferta mais de 5,5 milhões de leitos. Os benefícios econômicos destinados ao turismo em Montréal são estimados em 2,6 bilhões dólares anuais e aproximadamente 80.000 pessoas estão empregadas no setor.

Todas essas informações sobre a economia de Montréal foram extraídas e adaptadas do site oficial da cidade (www.ville.montreal.qc.ca). Aliás, o site é exemplar no que diz respeito à quantidade e qualidade das informações. Um exemplo para inspirar especialmente governos – e também quaisquer instituições, sejam públicas ou privadas – no estabelecimento de relações com suas comunidades e demais públicos de interesse…

Mas não é só a economia que marca o zeitgeist de Montréal. Sua posição geográfica, sua história e seu povo também têm muito a dizer sobre a cidade!

 Aguarde!

Um abraço,
Cynthia*

Deixe uma resposta