D+Gráfico: Fábio Sasso – Abduzeedo

Go, go, go! Iniciando aqui meu primeiro post como colunista do blog Design Unifebe na coluna D+Gráfico, vou trazer um pouco sobre a história de designers, ilustradores, fotógrafos, e vários outros profissionais que, de alguma maneira, estejam contribuindo e influenciando a nós, futuros designers, e também aos entusiastas.

Hoje, vou falar um pouco sobre Fábio Sasso Designer Gráfico, Web Designer e fundador do Abduzeedo (um blog sobre design. Com os mais variados tipos de artigos para aquelas pessoas que estão procurando por inspiração e referências visuais).

Gaúcho de Porto Alegre, Fábio iniciou sua carreira como designer em 1996 quando começou a trabalhar com internet e também ingressou sua graduação em Design Industrial e Visual na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em 2006, ano de fundação do Abduzeedo, viu seu escritório de design ser roubado onde, além dos pertences materiais, foi lesado com a perda de arquivos importantíssimos como seus experimentos no Photoshop e arquivos pessoais. Após este lamentável episódio, tomou a decisão de migrar todo seu extenso arquivo para uma plataforma online: “Fiquei chocado e a primeira coisa que pensei foi em começar a mover toda minha vida digital para ambiente online. Nada offline, pois caso isso acontecesse eu não teria perdido nada além dos bens materiais”. A partir daí, usou ferramentas como Digg, Deliciuous e Flickr para compartilhar seus trabalhos e experimentos.

Dentro do design, o blog é hoje uma dos mais acessados no mundo ultrapassando a marca de 2 milhões de acessos por mês. Uma média entre 70 e 100 mil acessos diários. Devido ao fato de inicialmente o blog ter o inglês como idioma principal, a maior parte destes acessos vem de usuários internacionais, tornando o Abduzeedo uma grande referência internacional. Com todo este prestígio internacional, Fábio Sasso ficou entre os 20 melhores webdesigners do mundo pela britânica Net Magazine, além de uma indicação pela Mashable no ranking Best Twitters Designers Should Follow.

O resultado de toda sua dedicação profissional resultou num convite para integrar a equipe de designers da Google, onde atua desde 2011 como sênior. Em 2010, Sasso foi case da Adobe na seção Customer Showcase, que dá destaque a usuários que trabalham com a suíte de aplicativos.

Sem dúvidas, o Abduzeedo é hoje o blog de design mais influente do Brasil, com seus inúmeros tutorias e posts que servem como inspiração para muitos profissionais da área e um vasto acervo de imagens e contribuições enviadas pelos usuários. Parte desse acervo está registrado na publicação ABDUZEEDO – GUIA DE INSPIRAÇÃO PARA DESIGNERS, onde Sasso e a equipe Abduzeedo trazem entrevistas e tutoriais sobre sete estilos de design: Arte Abstrata, Arte Retrô, Ilustração, Manipulação de Imagens, Efeitos de Luz, Arte Vetorial e Neossurrealismo divididos em sete capítulos explicando os conceitos por trás das técnicas e uma galeria de trabalhos desenvolvidos por profissionais da área.

Busque mais informações, inspire-se e contribua:

abduzeedo.com.br | fabiosasso.com | @abduzeedo

Rafael Queiroz • @raffasqueiroz

Rafael Queiroz é acadêmico da 2a fase do Curso de Design Gráfico da Unifebe

One comment

  1. Danilo

    Fábio é realmente O cara. Desde que comecei a estudar Publicidade e Propaganda uso o Abduzeedo para me informar, me inspirar e ainda reunir alguns recursos gratuitos que ele disponibiliza aos designers leitores. Ser um pouco do que ele é hoje é a minha meta.

Deixe uma resposta