Fora de Ordem

É SEXTA! E agora que você e eu terminamos de dizer variações de “finalmente” pra tela do computador, vamos ao que interessa.

Antes de eu começar, pra quem ainda não sabe o que é o Fora de Ordem, não se preocupe, eu explico. Toda semana eu trago três links de coisas super legais (ou interessantes ao menos, vou dar essa chance pra você julgar o meu gosto), que estão por aí na web e você deveria dar uma olhada.

Prontos?

1. LIVROS DE ESCULTURA

Literalmente.

O artista Guy Laramee já trabalhou em diversas coisas, mas de suas obras recentes se destacam as esculturas de paisagens que ele fez em livros antigos. As quatro séries são chamadas BibliosThe Great Wall, El Amor Por Las Montañas Guan Yin. Sobre elas o artista diz:
“[…] eu esculpo paisagens em livros e eu pinto paisagens românticas. Montanhas de conhecimento em desuso retornam ao que elas realmente são: Montanhas. Elas se corroem e se tornam morros. Então elas se achatam e se tornam campos onde nada aparentemente acontece. Pilhas de enciclopédias obsoletas retornam para o que não precisa explicação, para o que simplesmente É. Neblinas e nuvens apagam tudo o que sabemos, tudo o que achamos que somos.

Intenso.

Para mais descrições fabulosas, e esculturas impressionantes, visite o site do cara.

2. LET’S GO TO THE BEACH, BEACH

O artista australiano Maison Gray traz uma proposta talvez não tão original, mas fantástica assim mesmo, em sua série intitulada À La Plage, À La Piscine. Nela, ele fotografou praias de todo o mundo de um helicóptero, capturando imagens de uma perspectiva tão interessante que elas nem parecem reais.

Sobre a série, ele diz:
Fotografando de um helicóptero sem portas, essa série atravessou o mundo desde os EUA até o Brasil e a Austrália. Vista de cima, uma simples praia, ou piscina se torna uma tela em branco que me permite começar a ver o mundo como arte. Pessoas e objetos viram texturas criando repetição, conteúdo e forma. Essas fotografias são uma celebração visual da cor, luz e forma – e a alegria do verão.

Todas as fotos estão a venda no próprio site do fotógrafo, e custam a partir de 200 dólares.

3. LEGO E GÊNERO

Antes que eu comece a explicar esse último link, é preciso que vocês conheçam um pouco do trabalho da Anita Sarkeesian.

Anita é uma feminista e crítica de cultura pop que produz uma série de video comentários do seu ponto de vista como feminista/fã no site Feminist Frequency. Ela usa seu programa na web para explorar representações de raça, gênero, sexualidade, classe e capacidade na cultura popular. Seus vídeos são usados ​​como ferramentas educacionais nas salas de aula e são exibidos em conferências e festivais de cinema.

O trabalho dela é incrível, e extremamente importante quando se trata de abrir os olhos das pessoas a respeito de como as mulheres são representadas na mídia atualmente.
Hoje, no entanto, nós vamos focar na série de duas partes que ela fez sobre a Lego. Nos vídeos Anita explica como a campanha de publicidade e o design dos produtos da Lego acabou segregando os brinquedos direcionados a meninos e meninas. Além de trazer comentários extremamente válidos sobre o que está acontecendo na mídia direcionada para crianças, Anita mostra as mudanças de design adotadas pela Lego através dos anos, e aponta dicas para que eles melhorem seus produtos no futuro.

A série original em inglês pode ser encontrada aqui e aqui. Agora, se o seu inglês não estiver tão bom assim, sem problemas, todos os videos da Anita estão no site Universal Subtitles, onde eles podem ser traduzidos de forma comunitária. E você pode assistir a série com a legenda de sua preferência aqui e aqui.

E fique de olho nos próximos videos dela, atualmente ela está trabalhando numa série de 12 episódios direcionada aos vídeo games e como as mulheres são representadas neles, projeto esse que já causou muita polêmica entre os gamers e promete ser ótima.

E é isso por hoje. Vejo vocês na semana que vem!

Marina x

Na interwebs você me acha aqui:
Twitter
Facebook

Dicas também são bem vindas aqui: designforadeordem@gmail.com

Marina é acadêmica da 2a fase do curso de Design Gráfico da Unifebe

Deixe uma resposta