D+ Gráfico: Design Gráfico visita Imprensa Universitária da UFSC

No dia 26 de agosto a quarta fase do curso de Design Gráfico, na disciplina de Design Editorial com a profa. Melissa Haag Rodrigues foi visitar a Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de conhecer a Imprensa Universitária, bem como ter contato com tecnologias gráficas precursoras como a Tipografia e o Linotipo.

Lá os acadêmicos puderam ver máquinas como a Linotipo em funcionamento, inventada por Ottmar Mergenthaler em 1886, na Alemanha, que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever.
A Linotipo é considerada uma das mais importantes contribuições para o avanço das artes gráficas desde o surgimento dos tipos móveis, desenvolvidos por Gutenberg há mais 500 anos. O inventor, cientista e empresário norte-americano Thomas Edison qualificou a Linotipo como “a oitava maravilha do mundo”.

Em 2012 foi lançado um documentário de 72 minutos que mostra a trajetória da Linotipo. Dirigido e produzido por Doug Wilson (www.linotypefilm.com) no filme podemos ver diversas Linotipos ainda funcionando, da mesma maneira que fizeram por mais de cem anos, em pequenas gráficas ou em museus, por todo o mundo. Em algumas passagens, o aspecto emocional é evidenciado, revelando a estreita ligação dos profissionais com esse equipamento centenário.

Com uma máquina de composição da marca Linotype, equipada com chumbo em ponto líquido, era possível compor uma linha inteira de texto. Esta linha, assim que batida no teclado da máquina, era logo fundida.
Máquina tipográfica.
Atentos à explicação dos impressores.
Composição tipográfica pronta para ser transferida para a rama.
O tipo móvel.