Professor de Design Gráfico lança obra poética…

O professor do curso de Design Gráfico da UNIFEBE Jefferson Cortinove apresenta ao público seu segundo livro “Roubadas de um jardim” que reúne 88 de seus poemas. A palavra, nele, é fundamental, mas não se restringe apenas à composição tipográfica, campo por onde o poeta também transita. O prefácio ficou …

Viagem de estudo “SP pra quem curte Arte #4″

No final do último semestre, os acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, participaram da quarta edição da viagem de estudo “SP pra quem curte Arte” nos dias 25 e 26 de junho de 2016. Esta viagem nasceu para complementar as aulas da disciplina …

Como ser uma empresa sustentável – Visita técnica

Olá amigos, designer e acadêmicos. Turma da 3ª Fase de design Gráfico, visitou a empresa Company embalagens na disciplina de Responsabilidade Socioambiental, com a Professora Tamily Roedel a visita auxiliou os acadêmicos a ver a importância de uma empresa pensar nos seus resíduos produzidos e as alternativas escolhidas para eliminar …

Viagem de estudo “SP pra quem curte Arte #3″

Neste semestre, os acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, participaram da terceira edição da viagem de estudo “SP pra quem curte Arte” nos dias 30 e 31 de maio.

Iniciativa da disciplina de História da Arte e do Design, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues, esta viagem, com foco em espaços de arte da cidade de São Paulo, pretendeu oportunizar o contato com a arte e o design, por meio de visitas a exposições temporárias, feiras e acervos. Este tipo de viagem de estudo é de grande importância na construção do conhecimento e na formação do repertório visual de profissionais da área do design, das artes e da comunicação, bem como de qualquer pessoa que deseje estar mais consciente a respeito das peculiaridades e características da cultura visual.

A grande atração desta viagem foi a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que trouxe cerca de 90 obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, da Espanha, para o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A exposição fez referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica. Também mostrou sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, entre outros presentes na mostra e suas contribuições para uma noção de modernidade.

Na entrada da exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”

Além desta exposição, a turma visitou ainda a Praça da Sé, o bairro da Liberdade e à tarde o Museu de Arte de São Paulo-MASP, podendo conhecer a pé a Avenida Paulista.

Na Praça da Sé, no marco central.
Todos reunidos para a tradicional foto!
Obra de Van Gogh, no MASP.

O domingo foi dia de conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é um museu de artes visuais, o mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fica localizado em um belo e antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX.

Na Pinacoteca.

À tarde finalizamos a viagem indo ao Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP, no parque Ibirapuera, que possui um acervo composto por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma coleção de arte italiana do começo do século XX.

A turma teve oportunidade de conhecer muita coisa e aprender outras tantas. Depois de dois dias muito bem aproveitados, voltar pra casa com a bagagem muito mais cheia de conhecimento e histórias, não tem preço!

Visitas Técnicas da turma de Design Gráfico da 3ª fase de 2015

Neste semestre, a 3ª fase de Design Gráfico realizou duas visitas técnicas na disciplina de Produção Gráfica, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues.

Na primeira visita tiveram a oportunidade de ir à Gráfica Tipotil em Timbó, e conhecer todas as etapas do processo offset como a pré-impressão, impressão e acabamento, com o acompanhamento e orientação dos profissionais atenciosos da gráfica, que sanaram todas as dúvidas durante a visita.

A segunda visita técnica ocorreu na Alvo Digital Publicidade, em Brusque, uma empresa especializada em impressão digital. A Alvo tem uma grande variedade de materiais que podem ser impressos como lona back light e front light, adesivos, adesivos perfurados, adesivos recortados por sofisticado plotter de corte, além de outros.

Foi uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes variados processos de impressão.

Turma da 3ª fase na Gráfica Tipotil
Turma da 3ª fase na Alvo Digital.

3ª Semana Acadêmica de Design Gráfico da Unifebe

Nesta semana, de 4 a 6 de novembro, aconteceu a terceira Semana do curso de Tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
E o que teve?

Marca criada por acadêmicos da 2a. fase de Design Gráfico.

No primeiro dia teve a abertura, realizada no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, com o tema “Relatos sobre o Design”. O primeiro palestrante foi o profissional  da P1 Design, Otto Day, que falou de sua experiência como designer em início de carreira e Jorge Deichmann, da Deichmann Design, designer com mais de 35 anos de atuação na área. Ambos contaram suas experiências profissionais, como se relacionam com os clientes e o mercado e apresentaram seus trabalhos.

Otto Day

Jorge Deichmann

No segundo dia o tema foi “Gestão de marca” e os acadêmicos puderam assistir a palestra com o professor e administrador Ricardo Tórmena, da Desdeinter, que falou sobre a importância da construção da imagem de marca. Houve também espaço para Thiago Martins Araldi, da Camiseta Digital, que apresentou inovações na loja virtual da marca brusquense de estamparia digital.

Ricardo Tórmena

O terceiro e último dia começou com a exibição do documentário Helvetica que trata sobre tipografia, design gráfico e cultura visual. O documentário mostra através de uma série de entrevistas como um tipo de letra (que celebrou o seu 50 º aniversário em 2007) afeta nosso cotidiano. Para fechar a noite teve a palestra “Design e marca autoral” com Eric Moreno, recém formado em Design pela FURB. Eric já trabalhou em várias áreas do design e teve trabalhos reconhecidos e premiados durante sua formação acadêmica, entre eles o Pivot, fogão modular, além de ter sua marca de roupas chamada Birthclothing.

Exibição do documentário Helvetica.
Eric Moreno
Protótipo do fogão Pivot, de Eric Moreno.

Além das palestras houve duas exposições nos corredores da Unifebe: uma do fotógrafo e designer Rafael Queiroz, com a exposição do Projeto 4/2 e a outra da artista plástica brusquense Sílvia Teske, com obras trabalhadas a partir de técnicas mistas.

 

Exposição do Projeto 4/2 de Rafael Queiroz.
Exposição das obras de Sílvia Teske.

Que venha a quarta Semana em 2015! Porque a de 2014 foi inesquecível!

Show de talentos dos futuros designers.

D+ Gráfico: Design Gráfico visita Imprensa Universitária da UFSC

No dia 26 de agosto a quarta fase do curso de Design Gráfico, na disciplina de Design Editorial com a profa. Melissa Haag Rodrigues foi visitar a Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de conhecer a Imprensa Universitária, bem como ter contato com tecnologias gráficas precursoras como a Tipografia e o Linotipo.

Lá os acadêmicos puderam ver máquinas como a Linotipo em funcionamento, inventada por Ottmar Mergenthaler em 1886, na Alemanha, que funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever.
A Linotipo é considerada uma das mais importantes contribuições para o avanço das artes gráficas desde o surgimento dos tipos móveis, desenvolvidos por Gutenberg há mais 500 anos. O inventor, cientista e empresário norte-americano Thomas Edison qualificou a Linotipo como “a oitava maravilha do mundo”.

Em 2012 foi lançado um documentário de 72 minutos que mostra a trajetória da Linotipo. Dirigido e produzido por Doug Wilson (www.linotypefilm.com) no filme podemos ver diversas Linotipos ainda funcionando, da mesma maneira que fizeram por mais de cem anos, em pequenas gráficas ou em museus, por todo o mundo. Em algumas passagens, o aspecto emocional é evidenciado, revelando a estreita ligação dos profissionais com esse equipamento centenário.

Com uma máquina de composição da marca Linotype, equipada com chumbo em ponto líquido, era possível compor uma linha inteira de texto. Esta linha, assim que batida no teclado da máquina, era logo fundida.
Máquina tipográfica.
Atentos à explicação dos impressores.
Composição tipográfica pronta para ser transferida para a rama.
O tipo móvel.