Na última sexta-feira, 4 de agosto, iniciaram-se as exposições da 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, que se encerram no dia 10 de setembro.

 

“A BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos, propondo um intenso diálogo com a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e a sociedade. É onde a categoria reconhece seus avanços, homenageia seu passado, expande suas fronteiras e estimula seu futuro”.

(Trecho retirado de http://bienaladg.org.br/apresentacao/)

 

A primeira edição do evento aconteceu em 1992, e desde então, acontece a cada 2 anos. Suas primeiras 10 edições foram realizadas em São Paulo. A 11ª Edição foi a primeira de um processo de revezamento do local onde o evento é realizado, tendo sido escolhido a cidade do Rio de Janeiro em homenagem aos seus 450 anos.

 

As primeiras 11 edições foram organizadas pela ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos Brasil), que alcançaram números expressivos:

 

 

A 12ª Edição está acontecendo em Brasília, e foi organizado por uma parceria entre a ADG Brasil e a Adegraf (Associação dos Designers do Distrito Federal). Neste ano, o júri composto por 97 pessoas analisou 1391 projetos, dos quais foram selecionados 500 para compor o catálogo impresso e online.

 

O catálogo pode ser para você uma extensa fonte de referências. Além de ser uma vitrine de como anda o Design no Brasil. Vale a pena conferir  http://bienaladg.org.br/apresentacao/

 

O evento tem grande importância pro cenário nacional do Design. Você pode contribuir ajudando a divulgar o evento, adquirindo o catálogo com os projetos selecionados (que será lançado futuramente) ou apenas consumindo e valorizando o projeto. E, claro, se você visitar Brasília até o dia 10 de Setembro vale a pena conferir a exposição e outras programações que a Bienal oferece:

 

Local: CAIXA Cultural Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 4 | Brasília, DF)

Entrada franca

Censura livre

De terça a domingo, das 9h às 21h.

 

 

Deixe uma resposta