D+ Gráfico: Gilberto Strunck

Marcado por seguir caminhos aparentemente divergentes, Gilberto Strunck tem no currículo experiências por várias áreas dentro do Design Gráfico que o levaram a conquistas marcantes em sua carreira.

Antes de entrar definitivamente para o design, Gilberto se formou em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Design pela Escola Superior de Desenho Insdustrial, a ESDI. Também se tornou Mestre pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao terminar a faculdade de Design e depois de já ter obtido um diploma de engenheiro, ele decidiu investir em um negócio próprio: fundou a Dia Comunicação, empresa com sede no Rio de Janeiro que está há mais de 37 anos no mercado e que já conquistou prêmios como o de Melhor Agência de Design em 2010 e 2011.

Começou com uma sala em uma propriedade de um familiar e depois de muitos dias sem demanda por trabalho, Strunck teve a oportunidade de fazer cartões para alguns clientes. Nascia assim a Dia Comunicação, que atua nas áreas de branding, embalagens e ponto de venda, e que hoje emprega em torno de 80 funcionários.  Strunck, que foi o primeiro presidente do Popai Brasil, realizou diversos trabalhos para instituições financeiras, como Fininvest, Bradesco e Santander Van Gogh. Em outras áreas atuou também fazendo embalagens para Ipiranga, toda a criação por trás da linha de sucos voltados para o público infantil Kapo e a embalagem comemorativa dos 50 anos de Brasília para a Coca Cola, ação que foi premiada com medalha de ouro no prêmio da Associação Brasileira de Embalagem.

Tendo cursado engenharia, design e um mestrado em comunicação, Strunck chegou a fazer trabalhos com fotografia quando mais novo e hoje intercala seus trabalhos diários na Dia com a função de professor na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outra atuação é como escritor. Com quatro livros publicados, Strunck é hoje um dos mais influentes escritores de design do Brasil. Já são cinco livros publicados: Identidade Visual – A direção do olhar; Como criar identidades visuais para marcas de sucesso; Viver de design; Marca registrada e Compras por Impulso. Esse último aborda os processos que conduzem à compra e quais recursos podem ser utilizados pelas marcas para aumentarem as vendas. Para eleger a capa do livro, a agência DIA Comunicação promoveu um concurso inovador no mercado editorial brasileiro. Estudantes dos cursos de Design, Comunicação, Marketing e Propaganda foram convidados a criar a capa do novo livro e a enviar para o site exclusivo da ação promocional.

Rafael Queiroz • @raffasqueiroz
Rafael Queiroz é acadêmico da 2a fase do Curso de Design Gráfico da Unifebe