Projeto Interdisciplinar: uma experiência de design no Museu de Azambuja

Por entender a importância de se atuar na área cultural e na interdisciplinaridade lançou-se a proposta de se trabalhar um projeto com este tema, e que possibilitasse aos professores das disciplinas da 4ª fase, planejarem e executarem juntos as atividades do semestre. Esta proposta recebeu o nome de Projeto Interdisciplinar e visa integrar os conhecimentos trabalhados ao longo do semestre.

No caso específico da 4ª fase do curso de Tecnologia em Design Gráfico a ideia foi trabalhar a partir de uma instituição cultural, no caso um museu da cidade de Brusque – o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, mais conhecido como Museu de Azambuja, que apresenta um dos mais ricos acervos em exposição no Estado de Santa Catarina, com aproximadamente 4 mil peças. O museu tem uma importância significativa para Brusque e região, porém não conta com materiais gráficos ou outros tipos de instrumentos comunicacionais adequados para sua divulgação.

No sentido de ampliar o alcance da imagem institucional do museu, a proposta aos acadêmicos consistiu no desenvolvimento de um livro-catálogo, uma embalagem para acondicioná-lo, um website, uma maquete de um estande para eventos, tudo devidamente conceituado e defendido por meio de embasamento teórico em relatório.

O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos de Design Gráfico uma experiência interdisciplinar, com um trabalho em equipe, utilizando uma metodologia de projeto e integrando os diversos conhecimentos do semestre com o objetivo de gerar um projeto aplicável e viável ao final do prazo.

Fizeram parte do projeto as disciplinas de Visual Merchandising da profª Roberta Del-Vechio de Oliveira e Silva, Design de Embalagem da profª Arina Blum, Semiótica da profª Sílvia Regina Mayer Teske, Design Editorial da profª Melissa Haag Rodrigues e Web Design do prof. Leonardo Baptista Lopes. Os trabalhos foram apresentados em banca composta pelos professores e cliente.












 

Os alunos da 2ª fase de Design Gráfico, na disciplina de Representação Gráfica, da profª Melissa Haag Rodrigues, também entraram no tema e desenvolveram uma proposta de folder para o Museu, seguindo também uma metodologia de projeto.




Deixe uma resposta