Produção Consciência Negra

Para celebrar o dia da Consciência Negra os acadêmicos do curso de Design Gráfico da segunda fase convidaram amigos para fazerem  fotos nesta data especial, a produção foi feita na diciplina de fotografia, ministrada pelo professor e coordenador do curso Robson Souza. A importâcia desta data em nosso país é …

Brincando com as nuvens

Muitas vezes ao olhar para o céu vemos nas nuvens que parecem serem desenhadas. Algumas parecem um pássaro, outras um tigre, outras um carro… A vontade de tocá-las é enorme, não é!? Como tocá-las não é uma tarefa tão simples, algumas pessoas conseguem utilizar a criatividade e a perspectiva para registrar incríveis fotos com nuvens, algumas chegam até “tocá-las”. Veja logo abaixo algumas fotos de pessoas que usaram a perspectiva e a criatividade:

A fabulosa fotografia de Amélie Poulain

Chamando a atenção para os pequenos detalhes, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, filme lançado em 2001, conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma inocente jovem francesa em busca de uma mudança radical em sua vida. Após abandonar a vida que levava com sua família neurótica, Amélie se muda para uma periferia em Paris e consegue um emprego como garçonete. Ela encontra em sua casa uma caixa escondida no banheiro e, acreditando que pertencia ao antigo morador, ela decide procurá-lo para devolver a caixa. Nessa jornada Amélie descobre as surpresas que o destino reserva para ela.

O filme fala sobre amor. Sobre sentimentos, sobre as pessoas, comportamentos, atitudes e relações – tudo acontecendo no acaso do cotidiano. O que torna o filme harmônico é o enredo, a fotografia e as atuações, chamando atenção sempre aos pequenos detalhes e pequenos prazeres diários.

Bruno Delbonnel (Diretor de Fotografia) faz com que mergulhamos no universo proposto pelo cineasta francês Jean-Pierre Jeunet (Diretor), misturando a fantasia com a realidade. Enquanto Jeunet mostra a realidade como algo cruel, Delbonnel cria imagens fantasiosas sobre a própria realidade. Assim, o clima fantástico da história é reforçado através da iluminação, das cores, nos posicionamentos de câmera diferenciados.

Uma grande curiosidade desse filme está na paleta de cores utilizada. A sobreposição das cores vermelho e verde disputam a atenção do espectador em diversas cenas. Essas cores características foram inspiradas pelos trabalhos do pintor brasileiro Juarez Machado, além de ser uma referência à obra de Vincent van Gogh.

Juarez Machado

Juarez Machado

Delbonnel escolheu também a utilização de cores fortes equilibradas com tons de azul e verde. Um exemplo disso são as cenas em que Amélie está na sua casa. A sala de estar possui tons alaranjados e, em meio a essas cores, encontramos um abajur azul – destacando assim as duas cores. O estado de espírito de Amélie ao longo do filme também influencia diretamente no uso das cores. Nas cenas em que Amélie está apaixonada, por exemplo, a cor vermelha ganha destaque. No decorrer do filme nota-se ainda a presença significativa da cor amarela, em especial na iluminação utilizada.

Muitos enquadramentos utilizados no filme fogem do senso comum. Sobre os movimentos percebe-se o uso de recursos como travellings e pans. Alguns movimentos utilizados ajudam diretamente a demonstrar a posição (de superioridade ou inferioridade) dos personagens, apresentados na maioria das vezes através de closes levemente distorcidos. Ou seja, até mesmo o modo de apresentação dos personagens reforça o clima de fantasia trazido pelo filme.

Curiosidades:

– Os trabalhos de arte que fazem parte da decoração do quarto de Amélie foram criados pelo artista Michael Sowa.

– Durante todo o filme, os dois personagens conversam apenas uma única vez, em um telefonema de poucas palavras.

– Algumas cenas do filme foram realizadas em locações reais. O lugar onde Amélie trabalha é uma cafeteria chamada “Des 2 Moulins “, que fica localizada na Rua Lepic, em Montmartre, Paris. Os fãs do longa costumam entrar no estabelecimento para tomar um café e conhecer o gnomo do filme, que foi mantido no local.

Confira o trailer deste filme: https://youtu.be/0LPxU7659D4