Exposição “Artes visuais no séc XX: um novo olhar”

Em maio os alunos da 1ª fase de Design Gráfico e Design de Moda realizaram uma exposição de releituras com base em obras de arte visuais do movimento modernista do século XX.

Foi uma atividade da disciplina de História da Arte e do Design em que tiveram que pesquisar em diversas fontes sobre um determinado movimento artístico, definir um artista e desenvolver uma releitura a partir de uma obra.

Esta atividade possibilitou que entrassem em contato com as artes visuais do século XX, o que é importante para que possam construir tanto su conhecimento, quanto um repertório visual para suas carreiras como designers.


Bienal Brasileira de Design 2015

Florianópolis sediou este ano a Bienal Brasileira de Design, que teve em sua abertura um seminário internacional, nos dias 15 e 16 de maio de 2015, com o tema “Design para todos”. As acadêmicas de Design Gráfico Raira Grimm, Lídia Brentano e Giovana Buch, juntamente com a professora Melissa Haag Rodrigues compareceram no segundo dia do evento a fim de aproveitar as várias palestras do dia.

Profissionais como Bel Lobo, arquiteta carioca, Manuel Estrada, designer gráfico espanhol, Jorn Konijn, curador de exposições holandês, Dan Formosa, designer americano e Guilherme Knop, designer da Volkswagen no Brasil, além de outros, contaram sua experiência na área do design, além da visão para o futuro.

Além do seminário a Bienal, que foi de 15 de maio a 12 de julho, teve diversas atividades como exposições, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas, que tiveram como objetivo promover o reconhecimento do papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado e do País.

Viagem de estudo “SP pra quem curte Arte #3″

Neste semestre, os acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, participaram da terceira edição da viagem de estudo “SP pra quem curte Arte” nos dias 30 e 31 de maio.

Iniciativa da disciplina de História da Arte e do Design, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues, esta viagem, com foco em espaços de arte da cidade de São Paulo, pretendeu oportunizar o contato com a arte e o design, por meio de visitas a exposições temporárias, feiras e acervos. Este tipo de viagem de estudo é de grande importância na construção do conhecimento e na formação do repertório visual de profissionais da área do design, das artes e da comunicação, bem como de qualquer pessoa que deseje estar mais consciente a respeito das peculiaridades e características da cultura visual.

A grande atração desta viagem foi a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que trouxe cerca de 90 obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, da Espanha, para o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A exposição fez referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica. Também mostrou sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, entre outros presentes na mostra e suas contribuições para uma noção de modernidade.

Na entrada da exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”

Além desta exposição, a turma visitou ainda a Praça da Sé, o bairro da Liberdade e à tarde o Museu de Arte de São Paulo-MASP, podendo conhecer a pé a Avenida Paulista.

Na Praça da Sé, no marco central.
Todos reunidos para a tradicional foto!
Obra de Van Gogh, no MASP.

O domingo foi dia de conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é um museu de artes visuais, o mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fica localizado em um belo e antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX.

Na Pinacoteca.

À tarde finalizamos a viagem indo ao Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP, no parque Ibirapuera, que possui um acervo composto por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma coleção de arte italiana do começo do século XX.

A turma teve oportunidade de conhecer muita coisa e aprender outras tantas. Depois de dois dias muito bem aproveitados, voltar pra casa com a bagagem muito mais cheia de conhecimento e histórias, não tem preço!

Visitas Técnicas da turma de Design Gráfico da 3ª fase de 2015

Neste semestre, a 3ª fase de Design Gráfico realizou duas visitas técnicas na disciplina de Produção Gráfica, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues.

Na primeira visita tiveram a oportunidade de ir à Gráfica Tipotil em Timbó, e conhecer todas as etapas do processo offset como a pré-impressão, impressão e acabamento, com o acompanhamento e orientação dos profissionais atenciosos da gráfica, que sanaram todas as dúvidas durante a visita.

A segunda visita técnica ocorreu na Alvo Digital Publicidade, em Brusque, uma empresa especializada em impressão digital. A Alvo tem uma grande variedade de materiais que podem ser impressos como lona back light e front light, adesivos, adesivos perfurados, adesivos recortados por sofisticado plotter de corte, além de outros.

Foi uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes variados processos de impressão.

Turma da 3ª fase na Gráfica Tipotil
Turma da 3ª fase na Alvo Digital.

Tipografia do “amor”

O aluno do curso de Design Gráfico Fernando Vitral e o egresso Olavo D’Aguiar da Universidade FUMEC desenvolveram a capa da revista Veja BH publicada no dia 05 e junho. O convite foi feito através do tipógrafo e impressor Ademir Matias, proprietário da Tipografia Matias que recebeu a demanda de um editor da revista.

O editor procurou a tipografia para fazer um convite de casamento e teve a ideia de utilizar a composição tipográfica para ilustrar uma matéria para o dia dos namorados. Os alunos receberam do Sr. Matias uma imagem com um texto feito em tipografia, estilo cartaz lambe-lambe, com textos de videntes e cartomantes, como modelo. “A solicitação era que fizéssemos composições tipográficas com a frase “trago seu amor em 12 dias” e “trago seu amor em 7 dias”. Fizemos algumas composições diferentes, o editor levou todas, e escolheu a que saiu na capa”, descreve Vitral.

O Designer Gráfico ressalta a importância do projeto para a carreira profissional. “O projeto foi importante pela visibilidade e repercussão que um trabalho para uma revista do porte da Veja nos proporcionou. Principalmente por ter sido uma capa tão inusitada, já que a grande maioria são trabalhos puramente fotográficos”, completa D’Aguiar.

Aluno e ex-aluno ainda deixaram um recado para os estudantes de Design ”é importante mostrar que nem sempre o uso do computador e dos softwares gráficos são fundamentais, já que a composição e impressão foram feitas manualmente”, completam.

Fernando está matriculado no sétimo período do curso de Design Gráfico, já Olavo graduou-se no primeiro semestre de 2012. Em outubro do ano passado, aluno e egresso abriram o estúdio Mostarda em Pó. Alguns trabalhos desenvolvidos pela dupla podem ser vistos na fanpage oficial da empresa no Facebook.

Matéria retirada de: http://www.fumec.br/comunicacao-e-eventos/noticias/aluno-e-egresso-do-curso-de-design-gr-fico-desenvolvem-capa-da-r/

Brincando com as nuvens

Muitas vezes ao olhar para o céu vemos nas nuvens que parecem serem desenhadas. Algumas parecem um pássaro, outras um tigre, outras um carro… A vontade de tocá-las é enorme, não é!? Como tocá-las não é uma tarefa tão simples, algumas pessoas conseguem utilizar a criatividade e a perspectiva para registrar incríveis fotos com nuvens, algumas chegam até “tocá-las”. Veja logo abaixo algumas fotos de pessoas que usaram a perspectiva e a criatividade:

A fabulosa fotografia de Amélie Poulain

Chamando a atenção para os pequenos detalhes, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, filme lançado em 2001, conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma inocente jovem francesa em busca de uma mudança radical em sua vida. Após abandonar a vida que levava com sua família neurótica, Amélie se muda para uma periferia em Paris e consegue um emprego como garçonete. Ela encontra em sua casa uma caixa escondida no banheiro e, acreditando que pertencia ao antigo morador, ela decide procurá-lo para devolver a caixa. Nessa jornada Amélie descobre as surpresas que o destino reserva para ela.

O filme fala sobre amor. Sobre sentimentos, sobre as pessoas, comportamentos, atitudes e relações – tudo acontecendo no acaso do cotidiano. O que torna o filme harmônico é o enredo, a fotografia e as atuações, chamando atenção sempre aos pequenos detalhes e pequenos prazeres diários.

Bruno Delbonnel (Diretor de Fotografia) faz com que mergulhamos no universo proposto pelo cineasta francês Jean-Pierre Jeunet (Diretor), misturando a fantasia com a realidade. Enquanto Jeunet mostra a realidade como algo cruel, Delbonnel cria imagens fantasiosas sobre a própria realidade. Assim, o clima fantástico da história é reforçado através da iluminação, das cores, nos posicionamentos de câmera diferenciados.

Uma grande curiosidade desse filme está na paleta de cores utilizada. A sobreposição das cores vermelho e verde disputam a atenção do espectador em diversas cenas. Essas cores características foram inspiradas pelos trabalhos do pintor brasileiro Juarez Machado, além de ser uma referência à obra de Vincent van Gogh.

Juarez Machado

Juarez Machado

Delbonnel escolheu também a utilização de cores fortes equilibradas com tons de azul e verde. Um exemplo disso são as cenas em que Amélie está na sua casa. A sala de estar possui tons alaranjados e, em meio a essas cores, encontramos um abajur azul – destacando assim as duas cores. O estado de espírito de Amélie ao longo do filme também influencia diretamente no uso das cores. Nas cenas em que Amélie está apaixonada, por exemplo, a cor vermelha ganha destaque. No decorrer do filme nota-se ainda a presença significativa da cor amarela, em especial na iluminação utilizada.

Muitos enquadramentos utilizados no filme fogem do senso comum. Sobre os movimentos percebe-se o uso de recursos como travellings e pans. Alguns movimentos utilizados ajudam diretamente a demonstrar a posição (de superioridade ou inferioridade) dos personagens, apresentados na maioria das vezes através de closes levemente distorcidos. Ou seja, até mesmo o modo de apresentação dos personagens reforça o clima de fantasia trazido pelo filme.

Curiosidades:

– Os trabalhos de arte que fazem parte da decoração do quarto de Amélie foram criados pelo artista Michael Sowa.

– Durante todo o filme, os dois personagens conversam apenas uma única vez, em um telefonema de poucas palavras.

– Algumas cenas do filme foram realizadas em locações reais. O lugar onde Amélie trabalha é uma cafeteria chamada “Des 2 Moulins “, que fica localizada na Rua Lepic, em Montmartre, Paris. Os fãs do longa costumam entrar no estabelecimento para tomar um café e conhecer o gnomo do filme, que foi mantido no local.

Confira o trailer deste filme: https://youtu.be/0LPxU7659D4

 

Colagens de Lola Dupré

Parece mentira, mas acredite, as imagens a seguir não foram manipuladas em nenhum software de edição de imagens. Para criar essas incriveis imagens Lola utilizou apenas tesoura, papel e cola. Você pode achar o resultado um quanto estranho e maluco, mas na verdade é surpreendente! Com influência da estética dadaísta, a artista escocesa criou uma arte totalmente excêntrica, recortando pedaços de papel, remontando e manipulando imagens através do seu magnífico olhar surreal. Confira as obras de Lola Depré:

Confira mais sobre Lola acessando o link abaixo:

http://www.loladupre.com/

3ª Semana Acadêmica de Design Gráfico da Unifebe

Nesta semana, de 4 a 6 de novembro, aconteceu a terceira Semana do curso de Tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
E o que teve?

Marca criada por acadêmicos da 2a. fase de Design Gráfico.

No primeiro dia teve a abertura, realizada no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, com o tema “Relatos sobre o Design”. O primeiro palestrante foi o profissional  da P1 Design, Otto Day, que falou de sua experiência como designer em início de carreira e Jorge Deichmann, da Deichmann Design, designer com mais de 35 anos de atuação na área. Ambos contaram suas experiências profissionais, como se relacionam com os clientes e o mercado e apresentaram seus trabalhos.

Otto Day

Jorge Deichmann

No segundo dia o tema foi “Gestão de marca” e os acadêmicos puderam assistir a palestra com o professor e administrador Ricardo Tórmena, da Desdeinter, que falou sobre a importância da construção da imagem de marca. Houve também espaço para Thiago Martins Araldi, da Camiseta Digital, que apresentou inovações na loja virtual da marca brusquense de estamparia digital.

Ricardo Tórmena

O terceiro e último dia começou com a exibição do documentário Helvetica que trata sobre tipografia, design gráfico e cultura visual. O documentário mostra através de uma série de entrevistas como um tipo de letra (que celebrou o seu 50 º aniversário em 2007) afeta nosso cotidiano. Para fechar a noite teve a palestra “Design e marca autoral” com Eric Moreno, recém formado em Design pela FURB. Eric já trabalhou em várias áreas do design e teve trabalhos reconhecidos e premiados durante sua formação acadêmica, entre eles o Pivot, fogão modular, além de ter sua marca de roupas chamada Birthclothing.

Exibição do documentário Helvetica.
Eric Moreno
Protótipo do fogão Pivot, de Eric Moreno.

Além das palestras houve duas exposições nos corredores da Unifebe: uma do fotógrafo e designer Rafael Queiroz, com a exposição do Projeto 4/2 e a outra da artista plástica brusquense Sílvia Teske, com obras trabalhadas a partir de técnicas mistas.

 

Exposição do Projeto 4/2 de Rafael Queiroz.
Exposição das obras de Sílvia Teske.

Que venha a quarta Semana em 2015! Porque a de 2014 foi inesquecível!

Show de talentos dos futuros designers.