Em maio os alunos da 1ª fase de Design Gráfico e Design de Moda realizaram uma exposição de releituras com base em obras de arte visuais do movimento modernista do século XX.
Foi uma atividade da disciplina de História da Arte e do Design em que tiveram que pesquisar em diversas fontes sobre um determinado movimento artístico, definir um artista e desenvolver uma releitura a partir de uma obra.
Esta atividade possibilitou que entrassem em contato com as artes visuais do século XX, o que é importante para que possam construir tanto su conhecimento, quanto um repertório visual para suas carreiras como designers.
Florianópolis sediou este ano a Bienal Brasileira de Design, que teve em sua abertura um seminário internacional, nos dias 15 e 16 de maio de 2015, com o tema “Design para todos”. As acadêmicas de Design Gráfico Raira Grimm, Lídia Brentano e Giovana Buch, juntamente com a professora Melissa Haag Rodrigues compareceram no segundo dia do evento a fim de aproveitar as várias palestras do dia.
Profissionais como Bel Lobo, arquiteta carioca, Manuel Estrada, designer gráfico espanhol, Jorn Konijn, curador de exposições holandês, Dan Formosa, designer americano e Guilherme Knop, designer da Volkswagen no Brasil, além de outros, contaram sua experiência na área do design, além da visão para o futuro.
Além do seminário a Bienal, que foi de 15 de maio a 12 de julho, teve diversas atividades como exposições, ações educativas e interativas e um circuito de ações paralelas, que tiveram como objetivo promover o reconhecimento do papel que o design representa para o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado e do País.
Neste semestre, os acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, participaram da terceira edição da viagem de estudo “SP pra quem curte Arte” nos dias 30 e 31 de maio.
Iniciativa da disciplina de História da Arte e do Design, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues, esta viagem, com foco em espaços de arte da cidade de São Paulo, pretendeu oportunizar o contato com a arte e o design, por meio de visitas a exposições temporárias, feiras e acervos. Este tipo de viagem de estudo é de grande importância na construção do conhecimento e na formação do repertório visual de profissionais da área do design, das artes e da comunicação, bem como de qualquer pessoa que deseje estar mais consciente a respeito das peculiaridades e características da cultura visual.
A grande atração desta viagem foi a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola”, que trouxe cerca de 90 obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, da Espanha, para o Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A exposição fez referência ao percurso de Picasso como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica. Também mostrou sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, entre outros presentes na mostra e suas contribuições para uma noção de modernidade.
Além desta exposição, a turma visitou ainda a Praça da Sé, o bairro da Liberdade e à tarde o Museu de Arte de São Paulo-MASP, podendo conhecer a pé a Avenida Paulista.
O domingo foi dia de conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é um museu de artes visuais, o mais antigo da cidade, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fica localizado em um belo e antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX.
À tarde finalizamos a viagem indo ao Museu de Arte Contemporânea – MAC/USP, no parque Ibirapuera, que possui um acervo composto por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma coleção de arte italiana do começo do século XX.
A turma teve oportunidade de conhecer muita coisa e aprender outras tantas. Depois de dois dias muito bem aproveitados, voltar pra casa com a bagagem muito mais cheia de conhecimento e histórias, não tem preço!
Neste semestre, a 3ª fase de Design Gráfico realizou duas visitas técnicas na disciplina de Produção Gráfica, ministrada pela professora Melissa Haag Rodrigues.
Na primeira visita tiveram a oportunidade de ir à Gráfica Tipotil em Timbó, e conhecer todas as etapas do processo offset como a pré-impressão, impressão e acabamento, com o acompanhamento e orientação dos profissionais atenciosos da gráfica, que sanaram todas as dúvidas durante a visita.
A segunda visita técnica ocorreu na Alvo Digital Publicidade, em Brusque, uma empresa especializada em impressão digital. A Alvo tem uma grande variedade de materiais que podem ser impressos como lona back light e front light, adesivos, adesivos perfurados, adesivos recortados por sofisticado plotter de corte, além de outros.
Foi uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre estes variados processos de impressão.
O aluno do curso de Design Gráfico Fernando Vitral e o egresso Olavo D’Aguiar da Universidade FUMEC desenvolveram a capa da revista Veja BH publicada no dia 05 e junho. O convite foi feito através do tipógrafo e impressor Ademir Matias, proprietário da Tipografia Matias que recebeu a demanda de um editor da revista.
O editor procurou a tipografia para fazer um convite de casamento e teve a ideia de utilizar a composição tipográfica para ilustrar uma matéria para o dia dos namorados. Os alunos receberam do Sr. Matias uma imagem com um texto feito em tipografia, estilo cartaz lambe-lambe, com textos de videntes e cartomantes, como modelo. “A solicitação era que fizéssemos composições tipográficas com a frase “trago seu amor em 12 dias” e “trago seu amor em 7 dias”. Fizemos algumas composições diferentes, o editor levou todas, e escolheu a que saiu na capa”, descreve Vitral.
O Designer Gráfico ressalta a importância do projeto para a carreira profissional. “O projeto foi importante pela visibilidade e repercussão que um trabalho para uma revista do porte da Veja nos proporcionou. Principalmente por ter sido uma capa tão inusitada, já que a grande maioria são trabalhos puramente fotográficos”, completa D’Aguiar.
Aluno e ex-aluno ainda deixaram um recado para os estudantes de Design ”é importante mostrar que nem sempre o uso do computador e dos softwares gráficos são fundamentais, já que a composição e impressão foram feitas manualmente”, completam.
Fernando está matriculado no sétimo período do curso de Design Gráfico, já Olavo graduou-se no primeiro semestre de 2012. Em outubro do ano passado, aluno e egresso abriram o estúdio Mostarda em Pó. Alguns trabalhos desenvolvidos pela dupla podem ser vistos na fanpage oficial da empresa no Facebook.
Muitas vezes ao olhar para o céu vemos nas nuvens que parecem serem desenhadas. Algumas parecem um pássaro, outras um tigre, outras um carro… A vontade de tocá-las é enorme, não é!? Como tocá-las não é uma tarefa tão simples, algumas pessoas conseguem utilizar a criatividade e a perspectiva para registrar incríveis fotos com nuvens, algumas chegam até “tocá-las”. Veja logo abaixo algumas fotos de pessoas que usaram a perspectiva e a criatividade:
Chamando a atenção para os pequenos detalhes, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, filme lançado em 2001, conta a história de Amélie (Audrey Tautou), uma inocente jovem francesa em busca de uma mudança radical em sua vida. Após abandonar a vida que levava com sua família neurótica, Amélie se muda para uma periferia em Paris e consegue um emprego como garçonete. Ela encontra em sua casa uma caixa escondida no banheiro e, acreditando que pertencia ao antigo morador, ela decide procurá-lo para devolver a caixa. Nessa jornada Amélie descobre as surpresas que o destino reserva para ela.
O filme fala sobre amor. Sobre sentimentos, sobre as pessoas, comportamentos, atitudes e relações – tudo acontecendo no acaso do cotidiano. O que torna o filme harmônico é o enredo, a fotografia e as atuações, chamando atenção sempre aos pequenos detalhes e pequenos prazeres diários.
Bruno Delbonnel(Diretor de Fotografia) faz com que mergulhamos no universo proposto pelo cineasta francês Jean-Pierre Jeunet (Diretor), misturando a fantasia com a realidade. Enquanto Jeunet mostra a realidade como algo cruel, Delbonnel cria imagens fantasiosas sobre a própria realidade. Assim, o clima fantástico da história é reforçado através da iluminação, das cores, nos posicionamentos de câmera diferenciados.
Uma grande curiosidade desse filme está na paleta de cores utilizada. A sobreposição das cores vermelho e verde disputam a atenção do espectador em diversas cenas. Essas cores características foram inspiradas pelos trabalhos do pintor brasileiro Juarez Machado, além de ser uma referência à obra de Vincent van Gogh.
Juarez Machado
Juarez Machado
Delbonnel escolheu também a utilização de cores fortes equilibradas com tons de azul e verde. Um exemplo disso são as cenas em que Amélie está na sua casa. A sala de estar possui tons alaranjados e, em meio a essas cores, encontramos um abajur azul – destacando assim as duas cores. O estado de espírito de Amélie ao longo do filme também influencia diretamente no uso das cores. Nas cenas em que Amélie está apaixonada, por exemplo, a cor vermelha ganha destaque. No decorrer do filme nota-se ainda a presença significativa da cor amarela, em especial na iluminação utilizada.
Muitos enquadramentos utilizados no filme fogem do senso comum. Sobre os movimentos percebe-se o uso de recursos como travellings e pans. Alguns movimentos utilizados ajudam diretamente a demonstrar a posição (de superioridade ou inferioridade) dos personagens, apresentados na maioria das vezes através de closes levemente distorcidos. Ou seja, até mesmo o modo de apresentação dos personagens reforça o clima de fantasia trazido pelo filme.
Curiosidades:
– Os trabalhos de arte que fazem parte da decoração do quarto de Amélie foram criados pelo artista Michael Sowa.
– Durante todo o filme, os dois personagens conversam apenas uma única vez, em um telefonema de poucas palavras.
– Algumas cenas do filme foram realizadas em locações reais. O lugar onde Amélie trabalha é uma cafeteria chamada “Des 2 Moulins “, que fica localizada na Rua Lepic, em Montmartre, Paris. Os fãs do longa costumam entrar no estabelecimento para tomar um café e conhecer o gnomo do filme, que foi mantido no local.
Parece mentira, mas acredite, as imagens a seguir não foram manipuladas em nenhum software de edição de imagens. Para criar essas incriveis imagens Lola utilizou apenas tesoura, papel e cola. Você pode achar o resultado um quanto estranho e maluco, mas na verdade é surpreendente! Com influência da estética dadaísta, a artista escocesa criou uma arte totalmente excêntrica, recortando pedaços de papel, remontando e manipulando imagens através do seu magnífico olhar surreal. Confira as obras de Lola Depré:
Utilizando spray e criatividade, o grafiteiro Sérgio Odeith faz o que muitos pensam ser manipulações fotográficas, porém ele utiliza apenas suas incríveis habilidades de grafitismo. Confira algumas de suas artes:
Nesta semana, de 4 a 6 de novembro, aconteceu a terceira Semana do curso de Tecnologia em Design Gráfico do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
E o que teve?
No primeiro dia teve a abertura, realizada no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, com o tema “Relatos sobre o Design”. O primeiro palestrante foi o profissional da P1 Design, Otto Day, que falou de sua experiência como designer em início de carreira e Jorge Deichmann, da Deichmann Design, designer com mais de 35 anos de atuação na área. Ambos contaram suas experiências profissionais, como se relacionam com os clientes e o mercado e apresentaram seus trabalhos.
No segundo dia o tema foi “Gestão de marca” e os acadêmicos puderam assistir a palestra com o professor e administrador Ricardo Tórmena, da Desdeinter, que falou sobre a importância da construção da imagem de marca. Houve também espaço para Thiago Martins Araldi, da Camiseta Digital, que apresentou inovações na loja virtual da marca brusquense de estamparia digital.
O terceiro e último dia começou com a exibição do documentário Helvetica que trata sobre tipografia, design gráfico e cultura visual. O documentário mostra através de uma série de entrevistas como um tipo de letra (que celebrou o seu 50 º aniversário em 2007) afeta nosso cotidiano. Para fechar a noite teve a palestra “Design e marca autoral” com Eric Moreno, recém formado em Design pela FURB. Eric já trabalhou em várias áreas do design e teve trabalhos reconhecidos e premiados durante sua formação acadêmica, entre eles o Pivot, fogão modular, além de ter sua marca de roupas chamada Birthclothing.
Além das palestras houve duas exposições nos corredores da Unifebe: uma do fotógrafo e designer Rafael Queiroz, com a exposição do Projeto 4/2 e a outra da artista plástica brusquense Sílvia Teske, com obras trabalhadas a partir de técnicas mistas.
Que venha a quarta Semana em 2015! Porque a de 2014 foi inesquecível!